Home / Old Gamer / Relembre 27 grandes jogos do Mega Drive!

Relembre 27 grandes jogos do Mega Drive!

Hoje o meu console favorito completa 27 anos, então decidi colocar a minha cabeça a prêmio e selecionar 27 grandes jogos. Fazer um “top algumacoisa” seria complicado demais e, claro, muitos outros jogos bons vão ter que ficar de fora. Então a lista segue por ordem de chegada e estarão na lista apenas os que já joguei. Vamos lá!

1988 – Altered Beast

01

Altered Beast foi um dos grandes sucessos dos arcades, por isso ganhou sua versão para o Mega e foi encartado com o console logo no seu inicio.

1989 – Alex Kidd in the Enchanted Castle

02

Antes que o emblemático Sonic fosse denominado como mascote da SEGA, houve Alex Kidd, um personagem carismático que arrecadou muitos fãs para a empresa.

1989 – Strider

03

Esse é outro game que começou nos arcades e chegou ao Mega Drive, ele também possuía versões para Master System e muitos outros consoles da época, mas o Mega era um dos únicos que podia aproveitar sua capacidade ao máximo. O jogo ganhou uma sequência em 1992, que contava com sprites maiores e bem detalhadas para a época.

1989 – Golden Axe

04

Essa é uma das series mais aclamadas do console. Com duas sequências (uma em 1991 e outra em 1993), Golden Axe é um dos jogos mais conhecidos e recomendados pelos fãs.

1989 – Super Monaco GP

05

Eu reconheço esse jogo como “a corrida de ouro”, pois foi aqui que se iniciou os jogos de Formula 1 como vemos hoje. Super Monaco GP foi o primeiro game de corrida a ter uma visão de dentro do carro. Seu sucesso foi tão grande que em 1992 ganhou uma sequência protagonizada pelo ícone nacional Ayrton Senna.

1989 – The Revenge of Shinobi

06

As surpresas de The Revenge of Shinobi ficou por conta da trilha sonora impecável e seus efeitos. O jogo explorou bem as capacidades do Mega e chegou quase ao limite em 1990, com o lançamento de Shadow Dancer: The Secret of Shinobi.

1989 – Phantasy Star II

07

Como é bom falar desse! Essa foi a minha entrada para o RPG, a série Phantasy Star é genial, sua primeira versão saiu para Master System e foi muito bem aceita pelo público. Em 1990 veio a versão mais “odiada” (era maldita, mas ainda assim, boa), mas em 1993 a série se superou e lançou o melhor jogo da franquia.

1990 – Castle of Illusion Starring Mickey Mouse

08

Esse foi o primeiro sucesso da Disney nos consoles. Todos os jogos da Disney envelheceram muito bem e vale a pena jogá-los novamente. Claro que se deve começar por Castle of Illusion, que é um dos jogos mais divertidos dessas adaptações.

1990 – E-SWAT

09

Aqui vemos um policial futurista que não tem medo de combater robôs gigantes. O jogo segue com uma boa trilha sonora e gráficos impressionantes.

1990 – Batman – The Video Game

10

Quem disser que esse jogo não é lá grande coisa pode até estar certo, mas seu gráfico fez ele ser reconhecido como um dos bons, além disso foi uma das pouquíssimas adaptações de cinema/game que ficou boa.

1991 – Sonic the Hedgehog

11

Claro que esse cara estaria na minha lista, ele está em todas! O Sonic foi criado para apresentar o potencial do Mega, na época não era qualquer console que conseguia seguir o personagem na “velocidade da luz”. Ele ganhou duas sequência (1992 e 1994) que mostraram uma evolução criativa, já que a ideia do jogo era a mesma. Além disso, teve vários spin-offs.

1991 – Street of Rage

12

Trilha sonora, é sobre o que todos comentam quando começa uma discussão sobre Street of Rage. Na minha opinião, o primeiro jogo é o melhor da série, ele foi criado para competir com Final Fight, do SNES, e fez isso com maestria. Outros diriam que sua sequência é a melhor, uma opinião valida, mas todos concordamos que Street of Rage 3 foi um completo desastre.

1991 – Out Run

13

Out Run é um de tantos outro jogos de corrida de carro, coloco ele na minha lista por ser o único que tinha, mas isso não quer dizer que ele seja ruim (quer dizer que não gosto de jogos de corrida de carro), sua jogabilidade simples o deixa mais divertido e é sempre bom disputar para ver quem chega ao fim em menos tempo.

1991 – Road Rash

14

Fiz questão de usar o termo “corrida de carro” no jogo anterior, pois se não gostava delas, adorava as de motos! Quando peguei Road Rash pela primeira vez, eu era um de muitos viciados em Hang On, mas Road Rash era outra coisa, era incrível. Sua sequência saiu em 1992 e era tão boa quanto o primeiro.

1992 – Kid Chameleon

15

Kid Chameleon é um bom jogo, mas as reclamações surgem devido ao seu longo gameplay e dificuldade. Isso se tornou uma frustração para alguns, enquanto para outros foi um grande desafio a ser superado.

1992 – Splatterhouse 2

16

Enquanto minha referência de RPG foi Phantasy Star, para muitos outros jogadores foi Shining Force. Esse é outro grande jogo do gênero, que ganhou diversos fãs e conquistou seu lugar no pódio, ganhando uma sequência em 1994.

1992 – Shining Force

27

Esse é o que chamo de RPG de raiz, não são apenas as batalhas que ocorrem em turnos, mas também seus movimentos durante o jogo. Shining Force me fez conhecer o RPG de tabuleiro e, a isso, só tenho a agradecer.

1993 – Disney’s Aladdin

17

Como já disse, jogos da Disney envelhecem bem e esse não é exceção. Aladdin possui uma jogabilidade simples e divertida, tudo se passando em uma cidade árabe muito bonita de se ver.

 

1993 – Street Fighter II: Champion Edition

18

Quando esse jogo saiu muitos jovens do começo dos anos 1990 foram à loucura! Claro que não vi isso, mas ainda na minha época, isso lá para o final da Era Mega Drive, Street Fighter II ainda era uma febre para quem tinha o console, foi difícil achar uma edição nas lojas de games.

1993 – Gunstar Heroes

19

Gunstar Heroes é um dos games de tiro/plataforma mais adorado pelos fãs. Seu ritmo e trilha frenéticos davam um ritmo alucinante a quem estivesse jogando, se tem um jogo que vale perder algum tempo para relembrar é esse.

1994 – Earthworm Jim

20

Como poderiamos saber que um personagem como esse surgiria em nossas miseras vidas? Uma minhoca astronauta? Mas o jogo era bom, tão bom que ganhou uma sequência no ano seguinte, além de desenho animado (quem lembra?) e histórias em quadrinhos.

 

1994 – Contra: Hard Corps

21

Contra: Hard Corps inovou em seu gameplay, além de ser um dos jogos icônicos da época. Esse um dos que gosto de jogar até hoje.

1994 – The Punisher

22

Sempre fui fã de quadrinhos então quando tive a oportunidade, agarrei de The Punisher com toda a força e não me arrependi. Está aqui uma excelente adaptação quadrinhos/games, talvez a melhor da Era 16bits. (Muita gente não conhece a versão que saiu bem antes para o NES, ela é tosca, mas bem divertida).

1994 – Beyond Oasis

23

Enquanto minha referência de RPG foi Phantasy Star, para muitos outros jogadores foi Shining Force. Esse é outro grande jogo do gênero, que ganhou diversos fãs e conquistou seu lugar no pódio,.

1994 – Castlevania: Bloodlines

24

Castlevania é uma das séries mais famosas dos games e essa foi a única versão que a Konami lançou para consoles da SEGA. O jogo é totalmente exclusivo e conta com um bom gameplay, não é nada fácil chegar ao fim, mas vale muito a pena.

1995 – Comix Zone

25

Se tivesse sido lançado alguns anos antes, Comix Zone seria conhecido como um dos melhores jogos do Mega Drive, mas sua data de lançamento atrapalhou nisso. O jogo é perfeito, sua história, gráficos, jogabilidade, trilha, tudo!

1996 – Ultimate Mortal Kombat 3

26

Esse MK é o mais completo do Mega Drive. Ele traz novas habilidades para alguns personagens, mas também “prejudica” a habilidade de outros, isso ajuda muito no PvP já que diminui bastante a odiada apelação.

Esses são jogos que além de serem bons, passaram por minhas mãos, e vocês, o que acham?


Sobre Tadeu Elias

Aspirante a jornalista metido a cinéfilo que só fala de games!

Veja também

14370338_342909839385065_5715626423815049730_n

paiN x INTZ: Desafio Invocadores promove embate entre campeões do CBLoL!

Primeiro grande evento de eSports do Nordeste acontecerá em 26 de novembro e reunirá os …