Home / Notícias / Desenvolvedores / Rumor: Kit de desenvolvimento do Nintendo NX seria poderoso a ponto de rodar apenas em PC’s de alta performance

Rumor: Kit de desenvolvimento do Nintendo NX seria poderoso a ponto de rodar apenas em PC’s de alta performance

Muitos rumores sobre o Nintendo NX, possível novo console/plataforma da empresa japonesa, começaram a pipocar na internet.

O americano The Wall Street Journal, que já noticiou que kits de desenvolvimento para o novo console já começaram a ser distribuídos para third-parties, reportou agora que uma espécie de Demo do Nintendo NX consome tamanha quantidade de energia que pode ser rodado apenas em PC’s com chips de alta performance, os chamados “cutting-edge”.

Em tradução livre, veja o que disse o correspondente do The Wall Street Journal, Takashi Mochizuki:

Muitas pessoas que afirmam terem visto a demo disseram que o que eles viram é impossível rodar em um computador que não seja top de linha ou com chips de alta performance e preferiram não dar mais detalhes.

Algo importante a ser adicionado e que você  já deve saber, é que as especificações não serão finalizadas até pouco tempo antes da data de lançamento, prática comum na indústria.

Mas o que isso significa? 

Na minha opinião, nada.

Apesar de a fonte ser o correspondente de um dos principais principais jornais dos Estados Unidos, as informações são bastante vagas e um pouco desconexas. Vale lembrar que a Nintendo ainda não fez pronunciamentos oficiais sobre especificações do NX.

Entrando de cabeça no rumor

Dissecando o pouco de informação passada por Takashi Mochizuki, podemos deduzir 3 coisas:

1 – A Nintendo pretende se reaproximar das desenvolvedoras – A japonesa é conhecida por manter seus “segredos industriais” a sete chaves e é sabido que a grande dificuldade das desenvolvedoras para produzir e portar jogos para o WiiU é a arquitetura do sistema. Ao enviar os dev kits para as desenvovledoras em uma fase tão embrionária do projeto, é possível que a Nintendo possa contar com o feedback dos mesmos na hora de definir a engine/especificações do console.

2 – O “espírito Nintendo” de inovar está voltando – Em entrevista há alguns anos, o lendário Shigeru Miyamoto revelou que gostaria que o Wii já viesse em HD. A raridade de TV’s com a tecnologia na época (2006), desencorajou a empresa. A realidade é que após o lançamento do Wii, que foi uma verdadeira revolução (vendeu mais de 160 milhões de unidades) a Nintendo não conseguiu mais acertar a mão em termos de inovação. A proposta do Wii U é interessante, mas o relacionamento com third-parties compromete qualquer análise ou comparação com a concorrência (Xbox 360 / PS3). Mas a promessa de algo revolucionário com o Nintendo NX, pode ser um bom sinal para a recuperação da moral (e capital) da gigante japonesa.

3 – O NX pode ser a última oportunidade da Nintendo – Apesar de os números de vendas do Wii U serem expressivos, não se comparam com a concorrência. O Wii foi revolucionário e salvou a lavoura após o “fracasso” comercial do ótimo GameCube. Como as vendas do Wii foram muito bem, a Nintendo “relaxou” e achou que não era momento de lançar um novo console (a concorrência lançava o Xbox 360 e PS3). O Wii U veio dois anos mais tarde, e ainda assim se mostrava mais fraco dos os consoles da Microsoft e Sony, resultando na perda de market share por parte da Nintendo. Caso o NX não corresponda, pode significar o fim da Big N como  a conhecemos, daí vem o interesse renovado em third-parties e em um hardware potente. O que pode ser ótimo para nós, gamers!

Com certeza voltaremos a falar sobre o NX aqui no blog, assim que novos rumores surgirem.

Deixem seus comentários e opiniões ali em baixo, e sigam a gente nas redes sociais!

<3



Sobre Diego Silveira

25 publicitário e apaixonado por games e música. Nostálgico, adora consoles retrô e tatuou um controle de Super Nintendo no braço para lembrar a infância. Consome doses cavalares de pizza e café, além de beber feito um viking. PSN: oPatto

Veja também

steep home

Análise: Vale a pena comprar Steep?

Queridos amigos e amigas, Steep foi uma das surpresas da Ubisoft em sua apresentação na …