Home / Análise / 20 anos de Toy Story e um bom jogo para lembrar

20 anos de Toy Story e um bom jogo para lembrar

Produtora: Tales Traveller’s / Destribuidora: Disney Interactive / Data: 22 dez 1995 / Gênero: adventure / Plataforma: Mega Drive, Super Nintendo, PC

Hoje Toy Story completa 20 anos, o que não é pouco. O filme original é a minha animação favorita, nele encontro diversos elementos que relembram a minha infância, como os soldadinhos e um astronauta. Mas outra coisa que lembro bem é o jogo lançado para Mega Drive e que tive o prazer de jogar ainda novo.

toy4

PARTICIPANDO DO PRIMEIRO FILME

Toy Story é um tipico jogo de plataforma baseado no primeiro filme da franquia, mas algumas vezes somos surpreendido com uma mecânica diferente, dando ao jogo algo que vai além de jogos do gênero. A cada nível precisamos cumprir alguns objetivos, que vão além de chegar de um ponto ao outro para dar verdadeiras missões ao jogador. Essas missões nem sempre são fáceis e algumas vezes temos que enfrentar o maior amigo de WoodyBuzz Lightyear do Comando Estelar. Isso não é nada incomum já que a chegada de Buzz provocou um grande conflito com o cowboy. Mas assim como no filme, no final vemos em Buzz um grande amigo e contamos com ele para terminar o jogo.

O níveis são bem elaborados, até com alguns puzzles, mesmo com uma diversidade de elementos, o que mais surpreende em Toy Story é a fase com perspectiva em primeira pessoa (o que me lembra muito o jogo Zero Tolerance, também do Mega Drive). Essa aposta da Tales Traveller’s deve ter pegado muitos de surpresa, já que algo assim em um jogo de plataforma era impensável.

toy3

É 16bits, MAS É BOM

Sempre digo que jogos que têm as mãos da Disney envelhecem bem, esse ainda é o caso com Toy Story. Graficamente o jogo é bem bonito, mesmo tendo sido lançado para consoles de 16bits (com exceção do PC, que possui qualidade um pouco melhor). Isso porque a Disney junto a Tales Traveller’s dispensaram sprites e imagens de BG e criaram todo o cenário em 3D, não era inovação na época, mas também não era qualquer um que podia fazer um bom trabalho como esse.

Existe uma diferença na paleta de cores entre o Mega e o SNES, quem gostaria de ver o máximo que o jogo pode alcançar graficamente, recomendo que jogue a versão do SNES (ou do PC), é o mesmo jogo, porém com uma qualidade diferente.

toy6

CONCLUSÃO

Se você nunca jogou esse Toy Story, recomendo que o faça, a experiência vai ser muito boa. Não se engane com esse visual e com seus personagens, esse é um jogo com certa dificuldade e será necessário alguma dedicação para chegar ao fim (levei muitas horas de muita paciência para conseguir esse feito), mas a sensação de dever cumprido vai ser conquistada com o valor merecido.


Sobre Tadeu Elias

Aspirante a jornalista metido a cinéfilo que só fala de games!

Veja também

steep home

Análise: Vale a pena comprar Steep?

Queridos amigos e amigas, Steep foi uma das surpresas da Ubisoft em sua apresentação na …