Home / Análise / Especial Black Friday: 5 motivos para você comprar o Xbox One ao invés do PS4

Especial Black Friday: 5 motivos para você comprar o Xbox One ao invés do PS4

xbox-ps42-e1419089183658

Fim de ano, promoções de Natal, Black Friday e o lindão do décimo terceiro salário vem dar as caras. É um bom momento para realizar a compra de um console seja ele o PS4 da Sony ou Xbox One da Microsoft, e nesta virada de ano 2015/2016 os dois continuam igualmente competitivos. Esta geração que ficou devendo durante 2014 ganhou fôlego e bons títulos vem chegando nos últimos meses, além do anúncio de ótimos games para um futuro próximo. Com a proximidade da Black Friday e do Natal, se você pretende comprar um console, tem que fazer sua escolha. Tanto o Xbox One quanto o PS4 tem suas virtudes e defeitos, e ambos se mostram como boas opções de compra. Começando nosso especial de Black Friday, faremos uma análise do Xbox One, mas durante a semana você também poderá conferir os 5 motivos para comprar um PS4 ao invés de um Xbox One.

Retrocompatibilidade: este talvez seja o maior diferencial do console da Microsoft em relação ao seu concorrente da Sony. Há cerca de um ano, a Microsoft surpreendeu a todos na E3 quando anunciou a retrocompatibilidade do Xbox 360 no Xbox One. A biblioteca é bastante extensa, e promete continuar crescendo conforme a Microsoft consegue acordo com as publishers para portar os títulos ao console mais recente. O funcionamento é simples: insira um disco, faça um download de arquivo de configuração e seja feliz jogando clássicos como Red Dead Redemption e Mass Effect. Esta é sem dúvida uma das grandes vitórias sobre o Playstation Now, serviço da Sony. Para pessoas que não possuíam um console na geração passada, isso significa que o Xbox One automaticamente vem com uma biblioteca muito boa, com ótimos títulos por um preço muito menores do que os da geração atual. Uma ótima escolha da Microsoft.

Windows 10: em um certo ponto do desenvolvimento do SO, a Microsoft permitiu que as divisões Windows e Xbox trocassem ideias e experiências, e o resultado foi muito bom. Para começar, o Windows 10 significou uma melhoria visual e um verdadeiro upgrade na anteriormente lenta e confusa Ui do Xbox One, e trouxe também várias outras vantagens, tanto para o console quanto para o ecossistema. Você pode fazer streaming de jogos do Xbox para o PC e a MS está trabalhando em uma maneira de fazer o contrário também, o que seria ótimo para os gamers de PC/Xbox. O Windows 10 também oferece crossplay entre as duas plataformas, o que provavelmente simplificará o pipeline das desenvolvedoras ao levar jogos de PC para o console. Cortana, a assistente virtual da Microsoft também está no Xbox One.

H5-Guardians-Campaign-Osiris-Open-Locke-1940x1091-2

Exclusivos: Durante esta geração, a Microsoft passou a se comprometer mais com jogos exclusivos. Halo 5 e Rise of The Tomb Raider (eu sei que será exclusivo por tempo limitado), indiscutivelmente são exclusivos de impacto que estão sem dúvidas entre os melhores jogos lançados este ano. A Sony ganhou uma boa vantagem na geração PS3/Xbox 360, mas não podemos negar que a Microsoft se esforçou para acompanhar o passo da Japonesa neste início de geração, inclusive nos lançamentos Indie, outro trunfo da companhia de Bill Gates. Se você é do tipo que prefere Halo ao invés de Uncharted, Gears of War ao invés de Ratchet and Clank, o Xbox One é o console feito para você!

O Controle: Por conta da qualidade de ambos os controles, atual geração é uma das primeiras em que ninguém se preocupou muito em alimentar fagulhas sobre o assunto “qual é o melhor controle”, mas na hora de comprar um novo console você sem dúvida deve levar em consideração qual deles se encaixa melhor nas suas mãos. Neste quesito, o controle do Xbox One pode ser a escolha certeira para boa parte dos gamers por ser: simples, eficiente e efetivo. Para muitos gamers o Dualshock 4 é unanimidade, mas já ouvi de muita gente que o do Xbox One é muito melhor. Eu particularmente preferiria retrocompatibilidade de controles, porque depois que me acostumei ao controle do Xbox 360 minha vida ficou muito boa mesmo.

Não concorda com os pontos defendidos? Leia aqui nossos 5 motivos para comprar um PS4 ao invés de um Xbox One.

Melhorias: Este é um ponto bastante efêmero, mas pode ser um dos aspectos preponderantes nesta lista. A Microsoft está conseguindo aos poucos se recuperar de um lançamento catastrófico, que quase comprometeu sua base de usuários apenas para não ficar atrás da concorrente e tanto a companhia quanto os consumidores estão melhores com isso. A Microsoft é uma gigante e conseguiu responder a uma crise (durante o final da geração passada) dobrando suas operações. O Xbox One é um console animador e um pouquinho imprevisível: isso fez muito sentido no anúncio bombástico da retrocompatibilidade durante a E3. Compre este console com a garantia de que ele será algo completamente diferente dentro de dois ou três anos, e algo melhor sem sombra de dúvidas.

E aí, já decidiu qual o seu favorito?


Sobre Diego Silveira

25 publicitário e apaixonado por games e música. Nostálgico, adora consoles retrô e tatuou um controle de Super Nintendo no braço para lembrar a infância. Consome doses cavalares de pizza e café, além de beber feito um viking. PSN: oPatto

Veja também

steep home

Análise: Vale a pena comprar Steep?

Queridos amigos e amigas, Steep foi uma das surpresas da Ubisoft em sua apresentação na …