Home / Análise / 5 motivos para comprar o PS4 ao invés do Xbox One

5 motivos para comprar o PS4 ao invés do Xbox One

xbox-ps42-e1419089183658

Fim de ano, promoções de Natal e o lindão do décimo terceiro salário vem dar as caras. É um bom momento para realizar a compra de um console seja ele o PS4 da Sony ou Xbox One da Microsoft, e nesta virada de ano 2015/2016 os dois continuam igualmente competitivos, apesar da vantagem em números de venda do console da Sony. Esta geração que ficou devendo durante 2014 ganhou fôlego e bons títulos vem chegando nos últimos meses, além do anúncio de ótimos games para um futuro próximo. Com a proximidade da Black Friday e do Natal, se você pretende comprar um console, tem que fazer sua escolha. Tanto o Xbox One quanto o PS4 tem suas virtudes e defeitos, e ambos se mostram como boas opções de compra. Começando nosso especial de Black Friday, faremos uma análise do Playstation 4, mas anteriormente apresentamos 5 motivos para comprar um Xbox One ao invés de um PS4.

Gráficos: Não há mais discussão nesse ponto: o PS4 roda os jogos com melhor resolução e framerate do que o Xbox One. Nem sempre é o caso, mas este pode ser um fator crucial para gamers que se interessam por ter gráficos potentes na sua sala de estar, sem ter que investir muito em um PC gamer. Ainda que não seja possível comparar exclusivos, é fato que por conta de seu poderio gráfico superior o PS4 tem maior potencial de trazer jogos visualmente mais encantadores para os seus usuários. Por mais que o Xbox One tenha como argumento o fato de utilizar parte de seu processamento para rodar o Kinect, o PS4 é simplesmente o console mais potente do mundo.

Playstation VR: Sim, você vai ter que pagar (e pagar caro, estima-se que vai ser quase o preço de um PS4!) pelos estilosos óculos VR da Sony quando eles finalmente chegarem ao mercado. Mas o fato de que eles estarão disponíveis, já ;e um motivo para você se empolgar – o Xbox One tem o Hololens, mas parece mais um produto corporativo do que uma ferramenta de entretenimento. Ao que tudo indica, o Playstation VR não será um hardware daqueles complicados de se usar, e promete entregar muita coisa bacana, dentro do que vimos até agora com o Oculus Rift. Claro que a empolgação com relação aos óculos VR garante opiniões divergentes: enquanto alguns veem essa tecnologia como a maior invenção desde a internet, outros a enxergam como uma onda, assim como tantas outras, mas não há como negar que este é um dos equipamentos mais legais pra se ter em casa nos últimos anos. Se em algum ponto você se interessar por VR, sem dúvidas será melhor com o PS4.

A Sony já está inclusive anunciando lançamentos para o Playstation VR, dá uma olhada

 

Exclusivos: O Playstation 4 tem Bloodborne. Para alguns, esta conversa termina por aí. O PS4 vai ter Uncharted 4, que é onde a conversa termina para outros gamers. O ano de 2015 pode não ter sido o ano de grandes lançamentos de exclusivos para o PS4, mas isso é apenas uma anomalia na visão ampliada. Entre Horizon: Zero Dawn, The Last Guardian, No Man’s Sky e uma vasta lista de futuros lançamentos, o PS4 tem pela frente uma série de jogos que você não poderá jogar em outros lugares. Com relação a exclusivos, a questão é sempre de gosto pessoal e a Microsoft até que está se mexendo nesta geração. O fato é que boa parte dos consumidores vai preferir o PS4 para poder jogar os games da Naughty Dog, por exemplo.

forbidden_woods.0.0

 

 

Líder em vendas: Nesta geração, o PS4 conseguiu uma liderança muito grande sobre a concorrência, e até agora essa diferença parece que só vai aumentar. Estar na frente traz diversos benefícios para o console da Sony, como força e preferência de mercado por parte das publishers, como a Activision, que anunciou que o PS4 se tornará a principal plataforma para Call of Duty em breve, tal como em Destiny. Mais consoles distribuídos pelo globo atrai o interesse de desenvolvedores grandes e pequenos, o que pode trazer indies, DLC’s e exclusivos melhores e em maior quantidade.

Seus amigos tem um PS4: tá bom, eu não sei nada sobre os seus amigos, ou quais os gostos deles em termos de games. Mas eu sei que se você tem amigos, e eles tem um console, eles tem maior probabilidade estatística de possuir um PS4. Esta talvez seja a maior vantagem de uma base maior de usuários do console da Sony. Boa parte dos jogos hoje em dia é online e assim como era lá nos anos 90, boa parte da diversão está em jogar com os amigos. Se você considerar que estes dois consoles são bastante similares, acaba não havendo razão para escolher uma plataforma que ninguém que você conheça possui.

obs.: Para gamers que gostam de economizar em jogos, o PS4 pode ser uma boa saída para compartilhar jogos. Eu faço isso com o meu primo e temos 50% de “desconto” em qualquer jogo que ambos desejarmos jogar. Assim fica muito mais fácil pegar lançamentos, por exemplo.

Espero que os argumentos dos dois posts tenham te ajudem na hora de escolher seu console. Assim que pintar algo novo, volto pra cá para compartilhar com vocês!

 

Peace, <3 DS


Sobre Diego Silveira

25 publicitário e apaixonado por games e música. Nostálgico, adora consoles retrô e tatuou um controle de Super Nintendo no braço para lembrar a infância. Consome doses cavalares de pizza e café, além de beber feito um viking. PSN: oPatto

Veja também

steep home

Análise: Vale a pena comprar Steep?

Queridos amigos e amigas, Steep foi uma das surpresas da Ubisoft em sua apresentação na …