Home / Microsoft / PC / Análise: How to Survive, como sobreviver ao apocalipse mais divertido dos games?!

Análise: How to Survive, como sobreviver ao apocalipse mais divertido dos games?!

Produtora: Eko System / Data: 23 dez 2013 / Gênero: adventure / Plataforma: PC, PlayStation 3, PlayStation 4 (versão analisada), Xbox 360, Xbox One, Wii U

Lançado ainda em 2013 (exceto pela versão de Wii U que chegou apenas em 2014), How to Survive é um adventure onde precisamos sobreviver ao apocalipse zumbi, acredito que faço parte daquele grupo de pessoas que conheceram o jogo recentemente e se arrependeram amargamente de não ter tido essa experiência na época em que zumbis estavam no topo das paradas de sucesso!

how-to-survive

COMEÇANDO A JOGAR!

Neste último final de semana me reuni ao outro editor deste modesto blog (Diego Silveira) e passamos horas curtindo How to Survive. O jogo, produzido pela Eko System, é um excelente opção para quem quer se divertir com um amigo no multiplayer local (principalmente se pizza e cerveja estiverem envolvidas).

Depois de uma explosão midiática zumbi, nomes como Zumbilândia, The Walking Dead e, claro, Resident Evil já são referências quando o assunto é esse, nós somos teoricamente matadores de zumbis profissionais. Mas e quando a coisa é mais feia do que parece? Quando a fome, sede e cansaço realmente atrapalham nossas habilidades de sobrevivência? Como sobreviver? Ou melhor, How to Survive?

howtosurviverpg

AO QUE DEVEMOS SOBREVIVER?

No jogo precisamos sobreviver ao apocalipse, para isso somos ensinados a criar armas e desenvolver habilidade. How to Survive carrega alguns elementos de RPG, como pode ser visto na imagem de cima, onde podemos aprimorar nossos Skills a cada level alcançado. Além disso, temos espaço para guardar nossas armas, o que ajuda muito na hora do aperto.

Temos três personagens jogáveis, com eles vamos aprendendo a criar novos itens e alimentos quando cumprimos missões dadas por npc’s. Essa aprendizagem é essencial para o jogo, que não é nada fácil. Uma das coisas legais, que deixou nossa missão ainda mais difícil, é a influencia do tempo no jogo, em uma tempestade de chuva podemos ser atingidos por trovões (não fique parado nessa situação)  e assim alcançados por alguns zumbis.

howtosurvive2

ZUMBIS, ZUMBIS, ZUMBIS

Os zumbis são bem peculiares. Embora a variedade de zumbis seja pouca, se um apocalipse realmente acontecesse seria fácil encontrar criaturas como as do jogo no mundo real. Isso ajuda muito em colocar o jogador na história, não paramos muito para falar coisas como: “isso é impossível!” ou “onde já se viu um zumbi desses?!”. Mas ainda assim alguns mortos-vivos estranhos, e mais surreais do que um zumbi comum pode ser, ainda aparecem na tela.

O primeiro deles é um zumbi gordão que lembra muito o Boomer de Left 4 Dead, as características são as mesma: se você estiver muito próximo ao matar, será atingido em uma pequena explosão. Outro, bem chato diga-se de passagem, é um zumbi magrela que está eletrocutado e qualquer contato com ele resulta em um grande choque. Para enfrentar melhor essas criaturas é bom cumprir a missão para criar armas de longo alcance e usá-las.

howtosurvive3

ONDE HOW TO SURVIVE ERROU

Não gosto de falar mal sobre algum jogo, mas nem tudo é assim tão empolgante. A história do jogo é precária, se resumindo apenas a consertar um avião para fugir do zumbis (fugir pra onde?), e se não for jogar no co-op pode se tornar frustrante. É tudo muito automático e intuitivo, a dificuldade do jogo é mais por conta da quantidade de zumbis que aparecem na tela de uma só vez e os puzzles que normalmente são grandes desafios para os jogares, são mais fáceis do que o comum.

CONCLUSÃO

Talvez o problema de How to Survive não seja o que ele entregou aos jogadores, é uma boa experiência para se diverti com um amigo, mas sim o que ele deixou de lado, coisas simples que mudariam o rumo do jogo. A variedade de zumbis poderia ser maior e a história mais empolgante. A dificuldade fica apenas pelo número de inimigos que enfrentamos de uma só vez, enquanto os desafios do cenário são praticamente inexistentes. Isso não deve abalar quem deseja jogar, só não aconselho que faça isso sozinho.

 


How to Survive

How to Survive
6.6

Combate

9/10

    História

    3/10

      Jogabilidade

      7/10

        Gráficos

        6/10

          Trilha

          8/10

            Pros

            • Co-op divertido
            • Crafting de itens
            • Elementos de RPG

            Cons

            • Pouca variedade de zumbis
            • História fraca

            Sobre Tadeu Elias

            Aspirante a jornalista metido a cinéfilo que só fala de games!

            Veja também

            mass

            Assista ao novo trailer de Mass Effect: Andromeda

            De todos os futuros lançamentos, e até mesmo alguns que já chegaram aos consoles, Mass Effect: …