Home / Guias / The Division: guia definitivo de builds para times e jogadores solo

The Division: guia definitivo de builds para times e jogadores solo

1

Queridos amigos e amigas, após ver muitas dúvidas em grupos do Facebook e WhatsApp, aqui estamos nós novamente falando sobre esse jogo maravilhoso que mostrou ao mundo a noobice de “Zangado” e outros YouTubers com poucos argumentos técnicos para falar sobre games.

Se você está tendo dificuldades em determinar quais habilidades e talentos deve usar em seu personagem, temos alguns conselhos!

O objetivo deste artigo é cobrir de maneira simples algumas das possibilidades de builds e habilidades em The Division. Há uma boa variedade de habilidades e talentos em The Division que são descobertos e melhorados nas alas de Medicina, Tecnologia e de Segurança. Apesar de todas estas opções, há poucos slots de habilidades e talentos que você pode equipar. Portanto, escolher certo é fundamental para ter um personagem bem balanceado para enfrentar as mais variadas situações de jogo. Este guia irá lhe ajudar a descobrir quais habilidades e talentos são os melhores para o seu estilo de jogo e quais podem também ajudar seu time em missões e na perigosa Dark Zone (Zona Cega).

>>>>>> Ainda não comprou The Division? Fizemos uma análise falando se vale ou não a pena comprar <<<<<<<

Antes de começarmos a discorrer sobre as possibilidades é importante lembrar que em The Division, ao contrário de boa parte dos RPGs, você pode mudar sua “classe” alternando habilidades com relativa facilidade. O que quer que você escolha agora pode ser modificado com um simples acesso ao menu e um pouco de paciência. Não existe uma build que funcione para todas as situações então seja flexível com suas escolhas e reconfigure seu personagem conforme achar necessário.

As builds desse guia completamente em português irão ajudar a você e aos membros da sua equipe a montarem um time de agentes poderoso, capaz de vencer qualquer desafio que se apresente. Iremos detalhar quais habilidades se encaixam melhor para determinados papéis e qual o propósito dessas builds para auxiliar na sobrevivência do seu time nessa Nova York devastada!

BUILDS DE EQUIPE
Médico Tank Suporte  Damage Dealer
BUILDS INDIVIDUAIS
PvE Dark Zone

gygyBuilds para “Agentes Solitários”

Estas configurações são desenhadas para fazer o melhor por jogadores que não podem jogar em equipe, seja por diferenças de level, plataforma ou pura e simplesmente casos de foreveralonismo crônico.

Build para PvE (Player versus Environment)

Esta build, utilizada para completar as missões PvE na devastada Manhattan é desenhada com foco em controlar a quantidade de dano que você consegue receber enquanto causa muito prejuízo em hordas de inimigos sem ter outros agentes para ajudar. Ela irá funcionar bem com um equipamento focado em um bom balanço entre Eletrônicos e Armas de Fogo, com a vida vindo em um distante terceiro lugar na escala de importância (sua Proteção, uso de Kits Médicos e habilidades/talentos de cura irão dar conta de lhe manter vivo).
Atributos de PvE
Prioridade Descrição
Eletrônicos Suas habilidades irão determinar sua chance de sucesso nas missões PvE. Assegurar-se de que elas terão o máximo efeito é sua maior prioridade.
Armas de Fogo Ser capaz de causar o máximo de dano possível é a chave, especialmente quando você enfrentar inimigos de Elite ou boss estando sozinho.
Resistência Um pouco de vida extra é sempre legal, mas se você tiver sucesso com as duas outras prioridades vai evitar que multidões se formem e habilidades de cura garantirão sua vida.
Habilidades para PvE
Habilidade Modificação Descrição
Torreta Arma de Choque Imobiliza vários inimigos com dano elétrico durante algum tempo.
Estação de Suporte Desfibrilador Restaura a vida e pode reviver um agente caído mesmo depois de sua morte.
Habilidade Característica:
Elo Tático
N/A Um boost gigante tanto no dano que você causa quanto no que pode receber.
Talentos para PvE
Talento Descrição
Adrenalina Use um Kit Médico e receba sobrecura.
Tática do Medo Aplicar choque a um inimigo tem 30% de chance de afetar todos os alvos em uma área de 10m.
Suporte Técnico Mate um inimigo enquanto uma habilidade está ativa para estender a habilidade ativa em 10%.
Salvamento Crítico Use um Kit Médico quando estiver com pouca vida e aumente sua resistência a dano em 40% durante 10 segundos.

Builds para Dark Zone 

Para se aventurar sozinho pela caótica Dark Zone (Zona Cega) existem basicamente duas variações da mesma build que podem garantir seu sucesso. O foco principal de ambas as builds é no atributo Resistência junto com uma habilidade de cura e o seu atributo secundário vai depender do seu estilo de jogo.

  • ARMAS DE FOGO

O sucesso dessa build depende muito das suas habilidades com armas. Manter uma precisão decente e causar dano enquanto evita ser acertado é a base.

ATRIBUTOS PARA DARK ZONE
Prioridade Descrição
Resistência A Dark Zone é onde você se encontrará em maior perigo. Suportar bastante dano é um elemento chave para sobreviver.
Armas de Fogo Causar o máximo dano possível é importante, principalmente quando estiver em desvantagens contra mini-bosses ou agentes Rogue (Traidores)
Eletrônicos Habilidades são importantes, mas nessa build não são prioridades comparadas a sua capacidade de causar e suportar muito dano.
HABILIDADES PARA DARK ZONE
Habilidade Modificação Descrição
Estação de Suporte Desfibrilador Restaura a vida e pode reviver um agente mesmo depois da morte.
Bomba Pegajosa Granada Atordoante Cega e desorienta os inimigos, muito útil contra Rogues (Traidores)
Alternativa:
Torreta
Mod Alternativa:
Arma de Choque
Imobiliza inimigos com dano elétrico, útil contra NPCs.
Habilidade Característica:
Elo de Sobrevivência
N/A Aumenta a resistência a dano e velocidade, ajuda muito na hora de dar no pé!
TALENTOS PARA DZ
Talento Descrição
Adrenalina Use um Kit Médico e receba sobrecura.
Tática do Medo Aplicar choque a um inimigo tem 30% de chance de afetar todos os alvos em uma área de 10m.
Em Movimento Mate um inimigo enquanto se movimenta para reduzir o dano sofrido em 30% durante 10 segundos
Salvamento Crítico Use um Kit Médico quando estiver com pouca vida e aumente sua resistência a dano em 40% durante 10 segundos.
  • ELETRÔNICOS

Esta variação de build para jogar sozinho na Dark Zone foi estruturada para jogadores que preferem usar habilidades para causar dano e imobilizar os inimigos, seja por falta do poder de fogo necessário para causar um bom estrago ou apenas por terem um “instinto Coringa” de querer ver o circo pegar fogo da maneira mais pirotécnica possível.

ATRIBUTOS PARA DARK ZONE
Prioridade Descrição
Resistência A Dark Zone é onde você se encontrará em maior perigo. Suportar bastante dano é um elemento chave para sobreviver.
Eletrônicos As habilidades serão o seu (segundo) melhor amigo nesta build, então certifique-se de estar com estes valores em dia!
Armas de Fogo Apesar da capacidade de dano ser muito importante, esta build tem como foco o uso dos brinquedinhos – se estruturar corretamente, você vai causar muito mais dano com habilidades do que com armas.
HABILIDADES PARA DARK ZONE
Habilidade Modificação Descrição
Estação de Suporte Munição Extra Os aliados podem aproximar-se do dos dispositivos para receberem munição e acelerar a reativação de habilidades.
Alternativa:
Estação de Suporte
Alternativa:
Desfibrilador
Restaura a vida e pode reviver um agente mesmo depois da morte.
Mina Guiada Explosão Aérea A mina é lançada no ar e libera vários explosivos incendiários pequenos.
Alternativa:
Bomba Pegajosa
Alternativa:
Explosão Intensa
Aumenta dano/raio de explosão e pode causar sangramento nos alvos.
Habilidade Característica:
Elo de Sobrevivência
N/A Aumenta a resistência a dano e velocidade, ajuda muito na hora de dar no pé!
TALENTOS PARA DZ
Talento Descrição
Adrenalina Use um Kit Médico e receba sobrecura.
Fogo Selvagem Aplicar dano de fogo a um inimigo tem 30% de afetar todos os alvos em um raio de 10m.
Alternativa:
Estilhaços
Aplicar sangramento a um inimigo tem 30% de afetar todos os alvos em um raio de 10m.
Em movimento Mate um inimigo enquanto se movimenta para reduzir o dano sofrido em 30% durante 10 segundos
Salvamento Crítico Use um Kit Médico quando estiver com pouca vida e aumente sua resistência a dano em 40% durante 10 segundos.

3Builds para times

As builds a seguir foram projetadas para potencializar os atributos de um time com 4 jogadores. Cada membro do time deve escolher o papel que melhor se encaixe com seu estilo de jogo.

Médico +

O trabalho do médico é manter sua equipe viva. Equipar as habilidades a seguir vai garantir que você dê boas condições de luta para seus companheiros quando a coisa ficar feia.

HABILIDADES DE MÉDICO
Habilidade Modificação Descrição
Estação de Suporte Desfibrilador Restaura a vida e pode reviver um agente mesmo depois da morte.
Primeiros Socorros Overdose Cura agentes próximos e pode garantir sobre-cura.
Habilidade Característica:
Elo de Recuperação
N/A Cura aliados e revive agentes caídos dentro da área de efetividade.
TALENTOS DE MÉDICO
Talento Descrição
Médico de Combate Ao usar um Kit Médico, você cura membros do time que estiverem no raio de 20m em até 40%
Companheiro de Batalha Reviva um agente caído e reduza o dano recebido em 50% para ambos durante 10 segundos.
Triagem Cure um aliado com uma habilidade para reduzir o tempo de recarregamento das habilidades de grupo em 15%.
Ação Evasiva Ao mudar de cobertura para outra cobertura (pressionando X ‘PS4’) o dano recebido é reduzido em 30%.

Técnicas Básicas

  • Movimente-se: Cheque a saúde dos membros do seu time constantemente e mova-se entre suas posições o mais rápido possível para poder ajudar assim que for preciso.
  • Jogue pelo centro: Seu maior foco é preservar a equipe e para isso o ideal é permanecer no centro da formação da equipe o máximo de tempo possível. Se um de seus amigos está Tankando na frente e o Damage Dealer está causando um estrago na parte de trás da formação, tente ficar entre ambos sempre que der.

Armas Recomendadas

  • SMG (Sub-metralhadora): rápidas e com boa chance de Crítico, as SMGs são a escolha ideal para defender o centro da formação da sua equipe.
  • Shotgun (12 ou Carabina): Quando os inimigos conseguirem quebrar a linha defensiva você deve estar preparado para lidar com eles rapidamente. As carabinas são a melhor escolha para dar uma limpada no amontoado em dois ou três tiros, então ter uma dessas bem equipada nunca é uma má ideia.

Suporte ♦

O papel do Suporte é fazer exatamente o que o nome diz: dar suporte aos membros do seu time, seja marcando inimigos, ajudando a eliminar os inimigos ou qualquer outro tipo de assistência que seja necessária em batalha (tirando os deveres do Médico) .

HABILIDADES PARA SUPORTE
Habilidade Modificação Descrição
Pulso Scanner Tático Aumenta o dano e chance de crítico em inimigos marcados pelo Pulso.
Torreta Sensor Ativo Aumenta o dano da torreta e marca os alvos atingidos.
Habilidade Característica:
Elo Tático
N/A Aumenta exponencialmente o dano e chance de crítico para todos os aliados.
TALENTOS PARA SUPORTE
Talento Descrição
Morte por Dispositivo Auxiliar Destrua a habilidade de um inimigo (cobertura, torreta, etc.) e aumente o poder de habilidades do grupo em 20% durante 10 segundos.
Suporte Técnico Mate um inimigo enquanto uma habilidade está ativa para aumentar a duração dessa habilidade em 10%.
Precisão Acerte a cabeça de um inimigo para pulsá-lo por 10 segundos.
Contra-ataque Reduz o cooldown de habilidades em 20% quando está com a vida baixa.

Técnicas Básicas

  • S.U.H.: Sempre Utilize Habilidades. Durante a batalha, a principal prioridade da AI é destruir habilidades.  Sua torreta é uma das favoridas dos NPCs e além de fornecer fogo adicional, também marca alvos descobertos para os seus companheiros. Jogue torretas e utilize o Pulso sempre que possível. Os talentos que habilitamos fazem com que suas habilidades recarreguem mais rápido, assim você pode garantir que o tanto o dano que seu time causa quanto resiste será consistentemente elevado.
  • Turma do Fundão: Você não precisa ficar tão longe dos inimigos no campo de batalha que sua torreta ou pulso não afetem os inimigos, mas já que você não é a esponja de balas e sim seu amigo Tank, é melhor ficar um pouco afastado do pega-pra-capar.

Armas Recomendadas

  • Rifle de Assalto: Sua posição em campo geralmente vai ser atrás do Médico e do Tank, então uma arma com um alcance um pouco maior que não comprometa o dano causado ou sua precisão é tudo o que você precisa. Rifles de Assalto são perfeitos para isso e geralmente tem DPM alto, caso os inimigos cruzem a linha de defesa.
  • SMG (Sub-metralhadora): quando a treta sai de médio para curto alcance, é melhor que você consiga abrir fogo com maior velocidade. Graças ao DPM alto e maior chance de crítico, as SMGs são ótimas escolhas para essa hora.
  • Rifle de Precisão: Em algumas situações, se aproveitar do terreno para causar mais dano pode ser muito benéfico para a equipe. Com dano alto, o Rifle de Precisão pode ser um bom aliado do seu talento de marcar os inimigos para aumentar o dano dos companheiros, mas lembre-se: você não é um sniper. Utilizar um rifle de precisão vai exigir que você se movimente constantemente entre o meio e o fundo da formação do seu time, já que seus companheiros lá na frente precisam muito das suas habilidades.

Damage Dealer ×

Em The Division, percebemos que há dois tipos de Damage Dealer, o primeiro chamamos de DPS Básico, que se movimenta pelo campo e utiliza armas de médio/longo alcance para destruir os inimigos. O segundo, é o Sniper, capaz de causar grandes quantidades de dano e fornecer buffs para seus aliados. A build de Damage Dealer é a que deverá ter maior atenção para o jogador se adaptar conforme a situação.

DPS BÁSICO

Esta build é para o Damage Dealer (DPS em The Division) – o jogador que bate mais forte, mas precisa depender muito de seus companheiros para se manter de pé.

HABILIDADES PARA DAMAGE DEALER
Habilidade Modificação Descrição
Bomba Pegajosa BFB Aumenta raio/dano da explosão e pode causar sangramento nos alvos afetados.
Mina Guiada Cluster A mina se separa em pedaços menores que rastreiam e atingem diversos alvos.
Habilidade Característica:
Elo Tático
N/A Um boost gigante tanto no dano que você causa quanto no que pode receber.
TALENTOS PARA DAMAGE DEALER
Talento Descrição
Estilhaços Aplicar sangramento a um inimigo tem 30% de afetar todos os alvos em um raio de 10m.
Reação em Cadeia Cause dano em múltiplos inimigos com uma explosão para aumentar o efeito da explosão em 40%.
Especialista em Demolição Mate um inimigo com uma explosão para aumentar o dano explosivo em 40% durante 15 segundos.
Vantagem Tática Movimente-se completamente entre as coberturas (segurar X no PS4) para aumentar o dano de armas em 2% para cada metro que se deslocar entre as coberturas.

Técnicas Básicas

  • Dano Elevado: Tenha como foco manter o máximo dos seus pontos de equipamentos (Armas de Fogo, Resistência, Eletrônicos) em potencializar o dano que você causa. Vida extra sempre é legal, mas você não vai precisar se preocupar com isso se tiver um bom médico.
  • Fique atrás: Como toda a sua build é montada para causar dano nos inimigos, você provavelmente vai cair mais rápido do que os seus companheiros. Pegue seu Rifle de Precisão favorito e sempre procure uma posição que te dê vantagem tática atrás dos seus companheiros.

Armas Recomendadas

  • Rifle de Precisão: Pode ser que você prefira semi-automáticas ou armas com ferrolho, mas em The Division os Rifles de Precisão são a melhor escolha na hora de causar quantidades absurdas de dano enquanto evita tomar bala na cara. Se você encontrar um Sniper com o talento Predador, é ainda melhor, pois ele irá regenerar um pouco da sua vida a cada morte.
  • LMG (Metralhadora Leve): É dificil ser um assassino silencioso o tempo todo e às vezes você vai precisar sujar as mãos e fazer um pouco de barulho. Nessa hora as metralhadoras leves são excelentes porque você pode atirar de média/longa distância sem perder muita precisão e com bom poder de fogo, o que ajuda muito na hora de detonar Elites e Bosses (especialmente quando eles estão distraídos com as habilidades dos seus coleguinhas).

DAMAGE DEALER – SNIPER ⊕

O papel do Sniper é causar uma enorme quantidade de dano a um alvo único enquanto fornece buffs para o time inteiro. Esta build é focada em headshots. Um Sniper de respeito é capaz de derrubar um inimigo roxo com no máximo 2 headshots.

HABILIDADES PARA SNIPER
Habilidade Modificação Descrição
Pulso Scanner Tático Aumenta o dano e chance de crítico em inimigos marcados pelo Pulso.
Cobertura Inteligente Recarregador A cobertura reforçada recupera vida lentamente e reativa habilidades mais rápido.
Habilidade Característica:
Elo Tático
N/A Aumenta exponencialmente o dano e chance de crítico para todos os aliados.
TALENTOS PARA SNIPER
Talento Descrição
Reposição Reserva Headshots tem 50% de não consumir a bala.
Suporte Técnico Mate um inimigo enquanto uma habilidade está ativa para estender a habilidade ativa em 10%.
Mãos firmes Entre em qualquer cobertura para reduzir o recuo/coice em 25% durante 10 segundos.
Contra-ataque Reduz o cooldown de habilidades em 20% quando está com a vida baixa.

Técnicas Básicas

  • Headshots: Você é capaz de causar um dano absurdo com um headshot. Uma bala na cabeça vale mais que várias no corpo. Tenha calma para dar o tiro certeiro. Sua cobertura inteligente vai ajudar fornecendo uma boa resistência a dano e recuperar sua vida para que você fique exposto tempo suficiente para se posicionar e dar o tiro perfeito.
  • Vá às alturas: Procure por locais altos que lhe darão vantagem. Fica mais fácil para dar headshots em alvos que estiverem cobertos e mais difícil para eles acertarem você. Analise constantemente o cenário em busca de locais que podem lhe fornecer vantagem tática.
  • S.U.H.: Sempre Utilize Habilidades. Pulso, Cobertura Inteligente e Elo Tático podem prover ótimos bônus de dano para você e para a sua equipe. Mantenha as habilidades ativas o maior tempo possível para tornar seus headshots mais eficientes.
  • Turma do Fundão: Como toda a sua build é montada para causar dano nos inimigos, você provavelmente vai cair mais rápido do que os seus companheiros
  • Dano, não DPS: Dano é o dado mais importante para o Sniper. Seu Rifle de Precisão tem que dar no mínimo 150% de bônus para cada headshot, para maximizar o seu potencial de dano você vai querer manter o seu DPS o mais alto possível. Entretanto, para o Sniper o dano causado por cada bala é mais importante do que o DPS médio. Aumente seu dano de Armas de Fogo primeiro, depois eletrônicos e por e menos importante, vida.

Armas Recomendadas

  • Rifle de Precisão: Especificamente os de ferrolho, com maior dano por bala. Apesar de uma taxa de disparo muito mais lenta, o ideal é você precisar de 1 ou 2 tiros para fazer um estrago em inimigos mais fortes. Um bom Silenciador é muito importante e caso se incomode com a pouca velocidade, há diversas modificações que aumentam o tamanho do cartucho e velocidade de disparo.
  • SMG, Shotgun, ou Rifle de Assalto: Você será “rushado” por inimigos e precisa de uma arma com DPS alto para lidar com eles rapidamente. Estas três tendem a ter DPS alto e trabalham bem ao médio/curto alcance. Se você usa uma 12, mantenha uma boa pistola como arma adicional para quando seus inimigos não estiverem a um bom alcance da sua Carabina.

Tank! ω

Os últimos serão os primeiros e sem uma “esponja de balas” no time fica difícil sobreviver às missões de Desafiante e à Dark Zone. A função do Tank é atrair atenção dos inimigos para que o resto do time consiga fazer seu trabalho. Seu foco é desviar o dano que a equipe receberia enquanto enfraquece as defesas dos oponentes.

HABILIDADES PARA TANK
Habilidade Modificação Descrição
Cobertura Inteligente Armadilha Inimigos que usarem a cobertura reforçada causam menos dano e sofrem mais dano.
Escudo Balístico Escudo de Assalto O escudo garante aumento de dano, impacto, precisão e velocidade de recarga para a arma reserva do usuário.
Habilidade Característica:
Elo de Sobrevivência
N/A Aumenta a resistência a dano e velocidade, ajuda muito na hora de dar no pé!
TALENTOS PARA TANK
Talento Descrição
Salvamento Crítico Use um Kit Médico quando estiver com pouca vida e aumente sua resistência a dano em 40% durante 10 segundos.
Domínio Rápido Suprima um inimigo para aumentar a velocidade de movimento em 25% durante 10 segundos.
Suporte Técnico Mate um inimigo enquanto uma habilidade está ativa para estender a habilidade ativa em 10%.
Ação Evasiva Ao mudar de cobertura para outra cobertura (pressionando X ‘PS4’) o dano recebido é reduzido em 30%.

Técnicas Básicas

  • Resistência “Pakaraleo”: Você vai liderar o avanço do time no front de batalha, logo, vai receber a maior quantidade de fogo de mais inimigos. O foco do seu equipamento é aumentar sua resistência o máximo possível para garantir que você tenha vida para absorver o dano que vier.
  • Chegue Dando Voadora: Chegue perto. Dê um olá para seus inimigos e suas famílias pela janela. Então desça a bica na porta. Lembre-se: seu papel é atrair o máximo de dano possível enquanto seus amigos fazem o estrago e (o mais importante) mantêm você vivo.

Armas Recomendadas

  • Shotgun, 12, Carabina: Todas as facções inimigas tem “rushers”. às vezes esses putos chegam com tacos, machados ou até mesmo uma calibre 12. Você é o primeiro alvo que eles vão ver eles virão na sua direção imediatamente. Uma boa 12 pode reduzi-los a pó com eficiência e fazer com que você seja o Rusher que atormenta os pesadelos mais assustadores das hordas inimigas.
  • SMG (Sub-metralhadora): Se você for bom em tankar, vai estar a curto/médio alcance 99% do tempo que estiver vivo. As Sub-metralhadoras são uma boa escolha de arma graças à sua boa velocidade de disparo e tem um dano moderado – além disso, um bônus de dano crítico não faz mal pra ninguém – especialmente quando Elites e Bosses aparecem. Utilize modificações que aumentem sua capacidade de ameaça.

>>>>>> Temos também um guia de builds avançadas, já viu? <<<<<<<

Conclusão

O que vai mandar na sua build é seu estilo de jogo. Todas as sugestões propostas foram testadas por mim nas minhas jogatinas e utilizei muitas variações nos modelos propostos, que não postei aqui para não confundir os jogadores que ainda não estão muito familiarizados. Conforme o tempo passar, você vai perceber os pontos fortes e fracos de cada build e determinar que certos talentos/habilidades servem ou não para o seu estilo de jogo.

Espero que este guia seja útil e que todos se divirtam! Se você gostou, repasse para outros agentes!

Estamos sempre abertos à críticas/sugestões.

Um grande abraço, @Opatto

#somostodosgamers


Sobre Diego Silveira

25 publicitário e apaixonado por games e música. Nostálgico, adora consoles retrô e tatuou um controle de Super Nintendo no braço para lembrar a infância. Consome doses cavalares de pizza e café, além de beber feito um viking. PSN: oPatto

Veja também

wff00

Análise: World of Final Fantasy, uma viagem pelo universo da série

Produtora: Square Enix / Data: 25 out 2016 / Gênero: JRPG / Plataforma: PlayStation 4, PlayStation Vita …