Home / Guias / Overwatch: Guia completo para iniciantes

Overwatch: Guia completo para iniciantes

Nas últimas semanas, Overwatch vem ganhando cada vez mais destaque na mídia e mais atenção dos jogadores, por isso resolvemos fazer um guia completo para você que quer se aventurar nas arenas de Overwatch!

CAPA

Comece com o básico!

Overwatch não é um FPS padrão, então não se engane! Cada personagem tem suas habilidades específicas e as armas não se parecem nem um pouco com as comuns, por isso a melhor maneira de você conhecer o jogo é começar com uma personagem mais “fácil”.

Algumas personagens são mais simples de se entender para jogar. Se você é familiarizado com shooters, comece com o Soldado: 76, Pharah, D.VA ou Bastion. Essas personagens têm como principal característica simplesmente atirar em tudo o que estiver em sua frente, sem se preocupar com o uso das habilidades; assim é só você correr e pular atirando nas coisas como se não houvesse o amanhã, desde que tenha uma equipe completa de apoio, mas vamos chegar lá!

Se você gosta de ajudar e participar dos confrontos, mas sem entrar em combate direto, os heróis de suporte são a melhor pedida. Os melhores para iniciantes são Lúcio e Mercy (curandeiros), Reinhardt (tank) e Torbjörn (construtor).

Mercy tem um raio de cura ou aumento de dano, e para usá-lo basta simplesmente apontar para os jogadores. A fim de facilitar ainda mais, os jogadores que estão em modo crítico aparecem em destaque quando você está jogando com ela, bastando apenas apontar para seus companheiros e, se estiver longe demais, a habilidade primária dela faz com que você voe até eles.

Lúcio é o bardo futurista de Overwatch. Com habilidades um pouco mais versáteis, ele pode variar entre curar e aumentar a velocidade de movimento de seus companheiros; seus rollers dão grande agilidade e seu amplificador sônico tem ótimo desempenho para cura.

Reinhardt e seu escudo são fáceis de entender: use-o para defender seus amigos nas escoltas ou proteger torres aliadas. Além disso, seu martelo é muito forte a curta distância, e a habilidade Tiro Flamejante pode causar grande dano em inimigos a longa distância.

Torbjörn pode construir torretas defensivas com enorme poder de fogo. Para isso, coloque-a em uma posição estratégica, de preferência onde ela possa pegar seus oponentes de surpresa e você possa se esconder atrás dela, martelando-a.

Trabalhe em Equipe!

Overwatch é 100% trabalho em equipe, então nem pense em sair correndo como um louco sem seus aliados. Mantenha-se com sua equipe, isso não é CoD! Preste atenção nas personagens que sua equipe escolheu e opte por um que mantenha a equipe balanceada. A Blizzard mandou bem nessa, colocando uma ferramenta que informa em quê sua equipe está defasada e em quê ela tem excesso, permitindo que você escolha o melhor herói ou heroína para garantir a vitória.

13383438_1069759559781565_27724109_o
Do lado direito vemos as dicas de heróis para equilibrar sua equipe!

Se comunique!

Jogue com amigos ou mantenha o chat aberto, pois comunicação é mais do que importante para criar uma boa estratégia e impedir que sua equipe seja dominada pelos adversários! Além disso, jogar com amigos garante um bônus de 20% de EXP. Preste atenção nas falas das personagens, pois além de elas darem dicas de quando seus inimigos estão usando seus Ultimates, elas também alertam sobre algo, como um “atrás de você” ou “a carga está parada”, avisando sobre torretas e movimentos da equipe inimiga.

– Se ouvir um “Pede pra nerfar NOOB” ou “A justiça vem de cima”, corra! Apenas corra e se esconda!

Foque no objetivo!

Não se trata de abates/mortes em Overwatch, portanto se mantenha focado nos objetivos, seja ele capturar uma área, escoltar uma carga ou impedir que a equipe inimiga o faça. Mantenha-se assim e garanta que sua equipe esteja focada nisso.

Conheça os mapas e personagens!

Seleção de personagens do campo de treinamento.

 

Use as áreas de treinamento, experimente as personagens… Aliás, experimente todas! Use o campo de treinamento para saber como funcionam as habilidades de cada personagem, e aproveite as missões contra I.A. para você conhecer os mapas e decorar as melhores rotas para sua equipe avançar, as rotas de ataque que a equipe inimiga pode usar, e para ajudar a localizar seu objetivo, preste atenção em umas linhas brilhantes no chão, pois elas te levam direto pra lá por uma rota terrestre; mas lembre-se de que sempre tem alguns atalhos que podem ser usados com a ajuda da habilidade de algumas personagens.

Overwatch: Origins Edition_20160602141333
As linhas guia podem te ajudar a encontrar as rotas no inicio da partida.

Use o ambiente a seu favor!

Use a carga como escudo, pegue uma carona nela com sua equipe; Reinhardt e Bastion juntos em cima da carga são incrivelmente eficazes! Monte torretas ao redor do seu objetivo (de preferência em locais onde elas não podem ser atingidas facilmente), empurre inimigos em buracos e suba em prédios para ter uma visão de franco atirador. Aproveite ao máximo o que o cenário tem a lhe oferecer.

Aprimore seus controles!

Overwatch oferece opções de personalização de controles e sensibilidade, que podem ser alteradas individualmente para cada personagem ou uma configuração geral. O ideal para quem joga nos consoles é mudar o botão de pulo. No PS4, por exemplo, o botão padrão é o X, e você precisa parar de mirar para saltar por ai; alterando isso, você pode conseguir uma boa vantagem disparando enquanto salta e desviando de balas.

Preste atenção na equipe adversária!

Veja os heróis que eles escolheram e as estratégias que estão utilizando. Uma torreta em local adequado, e um herói de suporte que pode transformar um tank em uma verdadeira esponja de balas, por exemplo, deixam uma área impenetrável! Então mire primeiro nas torretas e heróis de suporte, pois os tanks estão ai só para te atrasar, e em sua maioria tiram pouco dano em média e longa distância.

Use os efeitos e funções secundárias de suas armas!

Overwatch: Origins Edition_20160602141813

Alguns heróis têm mais de uma arma, ou suas armas possuem um segundo modo de disparo. Mei e Zarya podem usar esse disparo secundário para atingir inimigos a longa distância, além disso, as granadas lançadas por Zarya causam um dano em área e empurram o inimigo; o mesmo vale para as armas de outros heróis como Pharah e Junkrat. No restante, MIRE NA CABEÇA! Apesar de não matar de uma vez, golpes na cabeça causam muito mais dano. É como se fosse um golpe crítico (igual à Borderlands), e sempre que você acerta, um pequeno som toca, como se você tivesse acertado um saco de pregos.

Fique na partida até o final!

Por mais que as habilidades da sua equipe sejam as de “macacos com metralhadoras”, você ainda recebe EXP no final da partida, e não apenas por completá-la, mas também pelos seus feitos e tempo de jogo. Subir de nível não é exatamente necessário para melhorar no jogo, mas a cada nível que você sobe, recebe uma Loot Box. Essas caixas servem para desbloquear novos itens de customização para suas personagens. Isso nos leva a ultima dica!

Personalize suas personagens!

PS_Messages_20160528_120134

Apesar das personalizações serem puramente estéticas, elas dão personalidade ao seu jogo, falas diferentes, um grafite especial pra marcar seu território antes de cada partida e as incríveis skins diferentes que o jogo oferecem dão um ótimo toque pessoal a sua partida, além de muito estilo!

 

É isso ai galera! Espero que essas dicas ajudem vocês a começar com tudo em Overwatch, afinal…

O mundo sempre precisa de mais heróis!

 

See Ya!


Sobre Bruno Amorim

23 anos, aficionado por carros e gamer desde quando conseguiu segurar um controle, estuda desenvolvimento de jogos digitais, é aprendiz de piloto que banca o pro e vive a base de energético com qualquer alimento de acesso rápido.

Veja também

mass

Assista ao novo trailer de Mass Effect: Andromeda

De todos os futuros lançamentos, e até mesmo alguns que já chegaram aos consoles, Mass Effect: …