Home / Lançamentos / Você já está preparado para a Realidade Virtual? Conheça os principais dispositivos!

Você já está preparado para a Realidade Virtual? Conheça os principais dispositivos!

349069-headerPlaystation VR, Oculus Rift e HTC Vive: qual o custo, acessórios e especificações?

Queridos amigos e amigas a última E3 sedimentou os dispositivos de realidade virtual como a grande tendência dos últimos anos, com um esforço visível do mercado para fazer com que a tecnologia decole nos games e popularize os periféricos.

Como muita gente ainda está perdida com os tais óculos VR, preparamos uma breve análise dos principais dispositivos. Confira o custo, acessórios e especificações do Playstation VR, Oculus Rift e HTC Vive e prepare-se para uma nova realidade!

psvr 1080p-noscalePlayStation VR
Data de Lançamento: 13 de Outubro de 2016
Tela: OLED
Tamanho da Tela: 5.7 polegadas
Resolução: 1920 x 1080
Taxa de atualização: 120Hz, 90Hz
Campo de Visão: Aproximadamente 100 graus
O que vem na caixa: Headset VR, Unidade de Processamento, Fones Stereo, Cabos e manuais
Software Incluído: The Playroom VR
Preço do Dispositivo: $399 (A Sony ainda não divulgou o preço oficial para o Brasil)

A internet vibrou quando a Sony anunciou o preço oficial do VR em $399, por ser um valor relativamente baixo em dólares (os consoles tem preço médio entre 600 e 800 dólares no lançamento) mas rapidamente algumas pessoas perceberam que havia algo errado com a composição de preço do bundle, já que na caixa não vem a PlayStation Camera, necessária para o uso do VR (custa cerca de 300 reais) e do PS Move, que para algumas experiências serão necessários dois controles (cerca de 500 reais). A Sony prontamente respondeu que um bundle do VR estará disponível já com a Camera e um controle Move mas o preço ainda não foi anunciado sequer para a América do Norte.

rift-noscaleOculus Rift
Data de Lançamento: Lançado em 28 de março de 2016
Tela: OLED
Resolução: 2160 x 1200
Taxa de atualização: 90Hz
Campo de Visão: 110 graus
O que vem na caixa: Headset VR, Sensor, Controle Remoto, Cabos e Manuais, Controle para o Xbox One
Software Incluído: EVE: Valkyrie e Lucky’s Tale
Preço do Dispositivo: $599

O headset que reacendeu a chama do sonho de Realidade Virtual, o Oculus Rift tem a resolução e o campo de visão maiores que o PlayStation VR, o que significa que as coisas irão parecer um pouco melhores e você terá a visão periférica ampliada com este dispositivo. O Oculus Rift vem com todos os acessórios necessários para rodar: um controle para o Xbox One e um controle remoto customizado. Há também os opcionais controles Oculus Touch, com lançamento previsto ainda para 2016 e prometem trazer uma experiência mais precisa e natural

.

vive-noscaleHTC Vive (Steam VR)
Data de Lançamento: Lançado em 5 de abril de 2016
Tela: OLED
Resolução: 2160 x 1200
Taxa de atualização: 90Hz
Campo de Visão: 110 graus
O que vem na caixa: headset VR , unidades de processamento, Lighthouse Base Stations, cabos e Manuais, Dois controles personalizados
Software Incluído: Tilt Brush, Fantastic Contraption e Job Simulator
Preço do Dispositivo: $799

Menos falado no Brasil, o HTC Vive pode ser o dispositivo de realidade virtual mais caro entre seus concorrentes mas também oferece uma experiência mais imersiva, graças às Lighthouse Stations que escaneiam o jogador e o ambiente à sua volta (a exemplo do que o Kinect fazia). Enquanto o PlayStation VR e o Oculus Rift tem a tendência de serem utilizados com você parado no mesmo lugar, o dispositivo da Vive permite que jogadores explorem sua sala sem medo de cairem ou esbarrarem nos móveis, graças a uma câmera que dá um alarme quando você está próximo de bater em algo. Durante a E3 a Bethesda também anunciou que o dispositivo da Vive será o primeiro a receber Fallout 4 em VR.

Ainda que alguns destes dispositivos já tenham sido lançados, ainda levará um tempo para que se popularizem. A safra de games VR apresentados na E3 2016 pode ajudar para que este tempo diminua. Pensando em conversão direta, já conseguimos imaginar os preços exorbitantes que pagaremos pelos gadgets aqui no Brasil, haja vista nossos impostos absurdos para eletrônicos e games. O jeito é preparar o porquinho e ir juntando as moedas, porque vai ser salgado!

virtual boy-noscale
Tudo começou aqui. Obrigado, Nintendo <3 sempre à frente de seu tempo.

#somostodosgamers

DS


Sobre Diego Silveira

25 publicitário e apaixonado por games e música. Nostálgico, adora consoles retrô e tatuou um controle de Super Nintendo no braço para lembrar a infância. Consome doses cavalares de pizza e café, além de beber feito um viking. PSN: oPatto

Veja também

mass

Assista ao novo trailer de Mass Effect: Andromeda

De todos os futuros lançamentos, e até mesmo alguns que já chegaram aos consoles, Mass Effect: …