Home / Análise / Ignorar o impacto de Pokémon Go nos negócios pode ser um erro incorrigível!

Ignorar o impacto de Pokémon Go nos negócios pode ser um erro incorrigível!

pokemon-4
O varejo de rua pode se aproveitar do buzz de Pokémon Go com ações simples e de baixo custo.

O fenômeno Pokémon Go tem sido arrebatador em diversos países do mundo. Nas redes sociais, as pessoas discutem os méritos e deméritos do jogo.

Amigos envolvidos em tecnologia e que passaram por outras “ondas” como o boom das pontocom entre o final dos anos 90 e início deste século e pela “revolução” prometida por sensores de movimento como o Kinect, da Microsoft ou o WiiMote, da Nintendo, se mostram céticos quanto à perenidade do jogo que promete apresentar a realidade aumentada às massas.

Nos vídeos que viralizam diariamente já podemos identificar que capturar Pokémons em locais abertos tem sido uma atividade praticada por usuários de todas as faixas etárias, inclusive pais e filhos se conectam emocionalmente e passam maior tempo juntos ao procurar pelos monstrinhos de bolso.

Claro que para algumas pessoas, isso tudo é uma completa perda de tempo.

Não importa se você é um entusiasta ou um incrédulo. Negar o impacto que Pokémon Go vai trazer à forma de se fazer marketing em negócios locais como livrarias, cafés e restaurantes é praticamente uma heresia.

As possibilidades são muitas e com custo muito próximo ao zero.

Se posso sugerir algo aos donos e gestores de pequenos negócios de rua é: baixem o aplicativo, utilizem, entendam sua mecânica e envolvam-se, ainda que temporariamente. Após o choque inicial, caminhem por sua vizinhança analisando a localização das PokéStops e Ginásios, pensando em maneiras de fazer com que os jogadores sejam atraídos ao seu empreendimento (você pode também ser sortudo de ter uma dessas paradas bem em frente à sua empresa).

O caráter viciante de Pokémon Go é uma porta de entrada para algo ainda maior em termos de aceitação do conceito de realidade aumentada, mercado que juntamente com a Realidade Virtual prevê faturamento superior a 4 bilhões de dólares até 2018. Nos países em que o game já foi lançado oficialmente as pessoas têm passado mais tempo interagindo com Go do que em redes sociais como Snapchat, Twitter e até mesmo o Facebook!

<<<<< Veja 7 histórias malucas envolvendo o mobile game mais insano da história >>>>>

Aos marketeiros de grandes empresas reforço o que disse acima, sobre usuários de diversas faixas etárias estarem empolgados em andar pela cidade jogando videogame.

Isso significa que da próxima vez que, principalmente adultos, tiverem oportunidade de interagir com realidade aumentada em seus smartphones já estarão familiarizadas com o conceito.

As pessoas estão ficando confortáveis e até mesmo gostando da novidade, o que é importante pois o backlog de experiências recentes nos mostram o quanto é difícil fazer com que as pessoas aceitem novas formas de interação sem estarem completamente preparadas para tais tecnologias, causando rejeição quase que imediata a boas estratégias e mecanismos.

É importante entendermos com o que estamos lidando. Independente de ser perene ou não, quando um fenômeno como Pokémon Go acontece, precisamos mergulhar a fundo para aproveitar o pico à favor dos nossos negócios.

Pokémon Go tem potencial para representar uma virada de jogo em termos de marketing e publicidade. Ainda estamos nas primeiras semanas de Pokémon Go mas marketeiros e publicitários que desde já apresentarem boa visão estratégica estarão à frente de algo que enquanto sociedade estando vivendo pela primeira vez e garantir a “pole position” pode gerar muitos resultados.

E você, já escolheu de que lado vai estar?

#somostodosgamers
DS

Pokémon Go ainda não tem data oficial para ser lançado no Brasil.


Sobre Diego Silveira

25 publicitário e apaixonado por games e música. Nostálgico, adora consoles retrô e tatuou um controle de Super Nintendo no braço para lembrar a infância. Consome doses cavalares de pizza e café, além de beber feito um viking. PSN: oPatto

Veja também

steep home

Análise: Vale a pena comprar Steep?

Queridos amigos e amigas, Steep foi uma das surpresas da Ubisoft em sua apresentação na …